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Diretrizes para Autores

O artigo com características inéditas deve ser redigido em português e com envio exclusivo para a Revista e-ciência da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. A submissão do manuscrito implica que o trabalho na íntegra ou parte(s) dele não tenha sido publicado em outra fonte ou veículo de comunicação e que não esteja sob consideração para publicação em outro periódico.

Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia da aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução nº 510/2016 e 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa ou uma carta justificando o não envio do documento referente ao Comitê de Ética. O número do parecer deve estar contido no método do estudo.

CATEGORIAS E LIMITES 

Editorial: Limite máximo de 2 páginas

Autores: Limite máximo de 3

Referências: máximo 10

Artigos originais: Limite máximo de 20 páginas

Autores: Limite máximo de 9

Referências: máximo 30

Revisão: Limite máximo de 20 páginas

Autores: Limite máximo de 6

Referências: máximo 50

Relato de caso/Série de caso: Limite máximo de 6 páginas

Autores: Limite máximo de 5

Referências: máximo 15

Resenha: Limite máximo de 4 páginas

Autores: Limite máximo de 3

Referências: máximo 5

Comentários/comments: Limite máximo de 6 páginas

Autores: Limite máximo de 5

Referências: Máximo 30

1.NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

1.1 Normas gerais

  • Os manuscritos podem ser escritos nas línguas portuguesa ou inglesa com qualidade vernacular adequada;
  • O texto deve ser digitado em folhas de papel tamanho A4, em formato “doc” ou “docx”, com espaço entrelinhas de 1,5 (inclusive no resumo) fonte Times New Romantamanho 12, e margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm;
  • As referências devem seguir as Normas de Vancouver (ver item 3);
  • Figuras
— As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIFF, em CMYK ou tons de cinza, com pelo menos 7 cm de largura e 300 dpi de resolução.

— As imagens devem ser enviadas em arquivos independentes.

— Se uma figura já tiver sido publicada anteriormente, sua legenda deve dar todo o crédito à fonte original.

 — Todas as figuras devem ser citadas no texto.

  • Gráficos

— Devem ser enviados os arquivos que contêm as versões originais dos gráficos, nos programas que foram utilizados para sua confecção.

— Não é recomendado o envio deles apenas em formato de imagem bitmap (não editável).

— Os desenhos enviados podem ser melhorados ou redesenhados pela produção da revista, a critério do Corpo Editorial.

— Os gráficos devem ser citados no texto e numerados como Figuras.

  • Tabelas

— As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar, o texto.

— Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto.

— Cada tabela deve conter um título breve.

— Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à fonte original.

— Apresente as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo), e não como elemento gráfico (imagem não editável).

  • Figuras, gráficos e tabelas devem ser enviados em arquivos suplementares em número máximo de 5;
  • Textos submetidos em português: quando, após avaliação por pares, o original for recomendado para publicação, os autores providenciarão a tradução para a língua inglesa junto a profissionais especializados credenciados pelo periódico; os custos de tradução ficam a cargo dos autores.
  • Textos submetidos em inglês: quando, após avaliação por pares, o original for recomendado para publicação, os autores providenciarão a tradução para a língua portuguesa e a revisão da versão em inglês junto a profissionais especializados credenciados pelo periódico; os custos de tradução e de revisão ficam a cargo dos autores.
  • ►Manuscritos de autores afiliados a instituições pertencentes a países nos quais o inglês seja o idioma oficial, estes estarão isentos de certificação, que deve ser emitido pelos tradutores credenciados da revista. 
 
1.2 Desenvolvimento do manuscrito
 
Primeira página

Folha de rosto: essa página não será considerada para fins de contagens do número total de páginas do manuscrito, devendo incluir: Titulo, Identificação do tipo de categoria enviada e Autores.

Título: Conciso, digitado em caixa alta, negrito, espaço simples e centralizado. Deve ser apresentada a versão do título no idioma inglês.
Observação: Se o manuscrito submetido foi originado de tese, dissertação e monografia (trabalho de conclusão de curso) deverá informar na folha de rosto como nota de rodapé as respectivas informações: indicar o título, ano e instituição onde foi apresentado. Se foi apresentado em reunião científica, indicar nome do evento, local e data de realização.

Identificação do tipo de categoria enviada:
Editorial, Original, Revisão, Relato de caso/Série de caso ou comentários/comments devendo estar aliado à direita, caixa alta e negrito.

Autores:
Nomes completos, separados por vírgula, espaço simples entre linhas, centralizado, regido de números em algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos, seguido de nota de rodapé, com as informações correspondentes de cada autor (Instituição e email). Limitando-se a quantidade de autores descrita acima. Informar o autor responsável para troca de correspondência.

2.FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS SEGUNDO CATEGORIAS

2.1 Editorial:

Destina-se a discussão de diversos temas relevantes ou a questões da própria revista. Habitualmente encomendado pelos editores a pesquisadores em áreas específicas.

2.2 Artigo Original:

Destina-se a divulgação de resultados de pesquisas inéditas e permitir reprodução dos métodos citados.

Título

Frase clara e concisa identificando o conteúdo do trabalho.

Resumo

Apresentar um resumo entre 100 e 250 palavras. Resumo de Artigo Original ou Artigo de Revisão deve conter: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão. Resumo de Relato de Caso/Série de caso deve ser apresentado na forma de resumo não estruturado que sumarize a introdução, objetivo e pontos principais da descrição e conclusão do artigo.

Descritores ou Palavras-chave:

De 3 a 5 palavras adequadas conforme orientações do MeSH (www.nlm.nih.gov/mesh) e do DeCS (http://decs.bvs.br/).

Abstract: Resumo em língua estrangeira (inglês)
Keywords: Palavras-chave em língua estrangeira (inglês)

1 Introdução

Informar sobre o objeto investigado devidamente problematizado, explicitar as relações com outros estudos da área e apresentar a relevância do tema, as hipóteses (caso se aplique), a questão da pesquisa e a justificativa da sua elaboração e importância. E neste contexto, deve-se finalizar a seção com a especificação do(s) objetivo(s) do artigo, de forma clara e breve.

2 Método

Descrever os procedimentos adotados - tipo de estudo, a população investigada, apresentando critérios de seleção da amostra (inclusão e exclusão, caso se aplique), técnicas e instrumentos de coleta de dados, estatística e forma de análise dos dados coletados. Informar de maneira que permitam a reprodutividade do estudo, métodos devem ser embasados em trabalhos científicos. Apresentar referências dos métodos, fabricantes dos aparelhos e equipamentos e origem de materiais utilizados. Salienta-se que deve ser incluso o número do protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, caso se aplique.

3 Resultados e Discussão

Apresentar os resultados da pesquisa de forma objetiva, descrevendo os achados de forma clara, concisa e em sequencia lógica, apoiado nas ilustrações como: Tabelas e Figuras (desenho, esquema, fluxograma, fotografias, gráficos, mapas, quadro, entre outros). Não devem ser repetidos no texto todos os dados das tabelas e ilustrações, apenas destacar as observações mais importantes.

Interpretar os resultados obtidos comparando-os com outros artigos científicos, ressaltando aspectos importantes. Discutindo as concordâncias e divergências com outros achados já publicados. As limitações do trabalho devem ser esclarecidas.

4 Conclusão/Considerações Finais

Apresentar um conjunto de conclusões mais importantes, retomando os objetivos iniciais apresentados na introdução. Enfatizar e recomendar de acordo com os resultados obtidos, novas sugestões e melhoria que contemplem o objeto de estudo. Em trabalhos de natureza qualitativa denominar a seção de Considerações Finais, sintetizando os objetivos alcançados.

Referências (Ver item 3)

Todas referências devem apresentar o DOI quando aplicado.

 

2.3 ARTIGO REVISÃO:

Estudos que representem uma síntese crítica e sistematizada da literatura sobre o conhecimento produzido acerca de um determinado tema. O método utilizado deve ser descrito de forma detalhada, indicando o processo de busca em base de dados, os critérios utilizados para a seleção e a classificação dos estudos primários incluídos. O rigor na condução da investigação deve ser norteado por pergunta relevante para a área abordada e refletir na produção de conhecimento inovador. Destacam-se entre métodos recomendados: revisão sistemática com ou sem metanálise e revisão integrativa com ou sem metassíntese. Na elaboração de revisões sistemáticas e metanálises recomenda-se o uso do checklist e fluxograma conforme os critérios PRISMA – Preferred Reporting Items for Systematic Rewiews and Meta-Analisys (disponível em http://www.prisma-statement.org). Revisões narrativas apenas serão aceitas se motivadas por temáticas inovadoras ou emergentes a critério do corpo editorial. Não serão aceitas revisões desatualizadas, nem pesquisas que incluem estudos de revisão que tratem dos resultados da própria revisão, uma vez que revisões não são estudos primários.

Referências (Ver item 3)

Todas as referências devem apresentar o DOI quando aplicado.

 

2.3 RELATO DE CASO/SÉRIE DE CASO:

Destina-se a divulgação de relatos e descrições de casos patológicos com justificada razão de publicação (raros, inusitados, inovações terapêuticas, entre outros) envolvendo a área das Ciências da Saúde.

Deve apresentar a Introdução contendo a justificativa do tema e especificidades do mesmo, a Descrição do caso, a Discussão apresentando a análise interpretativa dos resultados, embasados na literatura e enfatizando as novas informações e conclusão.

Referências (Ver item 3)

Todas as referências devem apresentar o DOI quando aplicado.

 

2.4 RESENHA:

Destina-se a divulgação de um texto de análise crítica sobre um livro publicado que esteja relacionado ao campo da ciência, impresso nos últimos dois anos, cujo o texto não deve ultrapassar 1500 palavras. Os autores da resenha devem incluir no início do texto a referência completa do livro. Todas as referências devem seguir os Requisitos Uniformes de Vancouver (ver item 3) e apresentar o DOI quando aplicado.

2.5 COMEMTÁRIOS/COMMENTS

Destina-se ao debate de temas atuais e interessantes sobre ciências, permitindo a discussão de assunto relevantes. O texto deve conter até 2000 palavras (excluindo resumos, tabelas e referências), organizado em tópicos destacando na introdução o assunto e sua importância. Número de tabela/figuras não deve ultrapassar 5. O resumo adequado deve ser no formato narrativo com até 150 palavras. As referências citadas devem ser atuais e dar sustentação aos principais pontos levantados no artigo.

Referências (Ver item 3)

Todas as referências devem apresentar o DOI quando aplicado.

 

3 NORMAS DE REFERÊNCIAS

Os trabalhos devem referenciar a literatura apropriada e relevante, que embase as afirmações apresentadas. Autocitações excessivas e inapropriadas, ou esforços coordenados de vá- rios autores para, coletivamente, referenciarem a si próprios, são extremamente desencorajados.

— Qualquer declaração no manuscrito que se baseie em fontes externas de informação (por exemplo, novas ideias ou achados que não sejam dos próprios autores, ou informações de conhecimento geral) deve apresentar a devida referência.

— Os autores devem evitar citações indiretas de um trabalho original. Assim, devem referenciar o trabalho original, em vez de uma revisão, por exemplo, que cita o trabalho original.

— Os autores devem garantir que as suas referências sejam precisas (isto é, devem assegurar-se de que a referência corrobora a ideia exposta no manuscrito, e não devem distorcer a ideia de qualquer outro trabalho, citando-o, caso ele não apoie o ponto de vista que o autores defendem).

— Os autores não devem citar trabalhos que eles não leram.

— Os autores não devem dar preferência a citações de trabalhos de sua própria autoria, de amigos, instituições ou grupos de pesquisa aos quais estão vinculados.

— Os autores devem optar por citar trabalhos de diversos países.

— Os autores devem evitar um número excessivo de referências para embasar um mesmo ponto de vista.

— Idealmente, os autores devem, sempre que possível, citar trabalhos que passaram pelo processo de revisão por pares.

— Os autores não devem citar anúncios ou informes publicitários.

— As referências devem ser apresentadas no final do manuscrito, na mesma ordem em que são mencionadas no texto, e em acordo com as Normas de Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Todas as referências devem apresentar o DOI quando aplicado.

ENVIO DO MANUSCRITO

Os manuscritos que não cumprirem as normas apresentadas serão devolvidos aos autores.

Os manuscritos devem ser enviados seguindo os passos para submissão online unicamente e exclusivamente pelo endereço: www.revistafjn.com.br

Ø

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Arquivo contendo, exclusivamente, o CORPO DO TEXTO ORIGINAL (Título/ Title, Resumo/Abstract, Palavras chave/Key words, Texto, Referências e Ilustrações, quando houver, e demais elementos indicados no item 1.1. das Diretrizes para Autores) a ser transferido SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES, inclusive nas “Propriedades do Word”.
  2. Se houver Ilustrações (figuras, quadros, tabelas ou gráficos), estas devem ser inseridas entre o texto, com destaque, a localização de cada uma delas no texto, todas devidamente numeradas.
  3. Arquivo contendo, exclusivamente, a PÁGINA DE ROSTO, a ser transferido como DOCUMENTO SUPLEMENTAR, contendo TODOS os elementos indicados no item 1.2. das Diretrizes para Autores
  4. Todos os autores deverão ser cadastrados. Para cada um deles é necessário informar nome completo, afiliação institucional, endereço eletrônico, resumo da Biografia e TODOS OS DEMAIS CAMPOS do formulário eletrônico devem ser inteiramente preenchidos durante o processo de submissão do artigo.

  5. Arquivo contendo documento comprovante da aprovação de Comitê de Ética, quando aplicável.
 

Declaração de Direito Autoral

1. POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. POLÍTICA PARA PERIÓDICOS QUE OFERECEM ACESSO LIVRE ADIADO

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 

3. POLÍTICA DE NÃO ACEITAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

No caso de não aceitação para publicação, essa sessão de direitos autorais será automaticamente revogada após a devolução definitiva do manuscrito.

 

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