ANÁLISE DA ALTERAÇÃO DO EQUILÍBRIO, DA MARCHA E O RISCO DE QUEDA EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA

Juliana Rosini da Silva, Regina Celi Trindade Camargo, Maurillo Maroco Nunes, Thiago Trindade Camargo, Claudia Regina Sgobbi de Faria, Luiz Carlos de Abreu

Resumo


O envelhecimento tem como uma de suas características o declínio do equilíbrio que predispõe idosos à queda, e por meio de programas supervisionados, pode-se reverter este quadro. O objetivo foi analisar o equilíbrio, marcha e riscos de queda em idosos submetidos a um programa de exercícios. Estudo longitudinal quantitativo, composto por 94 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 70,4+7,5 anos, no qual os participantes foram avaliados por meio da Escala de Equilíbrio e Marcha de Tinetti nos momentos inicial e após seis meses de intervenção. Quando comparadas as variáveis da escala de Tinetti, após seis meses de programa, encontrouse diferença significativa em ambos os grupos, bem como a diminuição do risco de quedas. Houve a melhora de equilíbrio e marcha, e diminuição do risco de quedas nos participantes do programa de exercícios físicos, mostrando eficácia e importância dessa atividade.


Palavras-chave


Idoso. Equilíbrio postural. Marcha

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v2i2.32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
  • SUMÁRIOS:  Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros que busca ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.