MENINGITE TUBERCULOSA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO NO BRASIL, NO CEARÁ E NO CARIRI ENTRE 2007 E 2015

Matheus de Lima Garcia, Juliette Maria da Cunha Dantas, Djailson Ricardo Malheiro, Ítalo Cordeiro Moreira, Matheus Madeiro Lucena

Resumo


A tuberculose meníngea (MTBC) é uma forma extrapulmonar da tuberculose (TB) que se desenvolve no Sistema Nervoso Central (SNC). Ela é transmitida principalmente pela via aérea quando associada a TB pulmonar. O objetivo desse trabalho é analisar os casos de MTBC no Brasil, com foco no estado do Ceará e na microrregião do Cariri. Foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa a partir dos dados coletados nos sites do Datasus e do Sistema de Notificações de Agravos (SINAN NET). Além dessas fontes, artigos científicos e informações fornecidas pelo Ministério da Saúde. No decorrer da análise, notou-se que os principais afetados pela MTBC são pessoas do sexo masculino (63%), moradores da zona urbana (91%), entre 20 e 39 anos de idade (44%). No Ceará, os casos de MTBC estão concetrados em Fortaleza, 89 das 97 notificações. O Cariri apresentou apenas um caso desde 2007 e ele não resultou em óbito. No decorrer da pesquisa pode-se verificar que a MTBC se trata de uma patologia de baixa incidência no Brasil, mas que precisa ser controlada através das medidas de combate à TB para garantir uma boa qualidade de vida para a população.

Palavras-chave


Tuberculose Meníngea. Tuberculose. Análise quantitativa.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. (s.d.). Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias, 8.ed.revista.

BRASIL, Ministério da Saúde. (s.d.). Secretaria de Vigilância em Saúde. Fonte: Manual de Recomendações de Controle de Tuberculose no Brasil, Brasília,2011.

BRASIL, Ministério da Saúde. (s.d.). Secretaria de Vigilância em Saúde. Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica 7.ed.Brasília,2009.p.8.

BRASIL, Ministério da Saúde. (s.d.). Sociedade Brasileira de Infectologia. Fonte: hppt://www.infectologia.org.br/meningite-tuberculosa/

BRASIL, Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. (2003). Meningite. Manual de Instruções e Critérios de Confirmação e Classificação.

CHERIAN, A.; THOMAS, S.V. Central nervous system tuberculosis. Afr Health Sci. 11(1): 116–127, Mar. 2011.

IBGE, Censo demográfico 1940-2010. Até 1970 dados extraídos de: Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2007 no Anuário Estatístico do Brasil, 1981, vol. 42, 1979. (s.d.).

RUFFINO-NETTO, A. Tuberculose: a calamidade negligenciada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 35(1): 51-58, jan-fev, 2002.

Santos, A. V. Meningites. Monografia do Curso de barcharel em Farmácia. Faculdades Metropolitanas Unidas. 72p. São Paulo. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v4i1.111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
  • SUMÁRIOS:  Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros que busca ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.