ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA FRENTE ÀS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROBLEM BASED LEARNING (PBL)

Liromaria Maria Amorim, Jucier Gonçalves Júnior, Modesto Leite Rolim-Neto

Resumo


Apesar do destaque do PBL como alternativa para um processo eficaz e consubstanciado de ensino e aprendizagem, ainda se carece de uma análise aprofundada das fragilidades e pontos fortes desta práxis. O PBL desenvolve competências como comunicação, pensamento crítico, tomada de decisão, avaliação constante do próprio desempenho e auxilia na elaboração de pensamento reflexivo e crítico. Contudo, o método exige muito do professor, já que este não tem como prevê as respostas que os alunos fornecerão, colocando-o em uma situação na qual deve se envolver constantemente no processo; as discussões podem divergir do currículo e do planejamento docente e alguns discentes podem ter dificuldades de se adequar ao novo modelo. Apesar das vantagens inerentes ao PBL, refletir suas fragilidades se faz necessário uma vez que suscita oportunidades de aperfeiçoamento do método e adequação às realidades locais.


Palavras-chave


Educação Médica; Metodologias Ativas; PBL.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v5i1.195

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