ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE

Gioconda Morais de Andrade Bezerra Martins, Vilmária Timóteo Macedo, Livânio Cruz dos Santos, Maria Elizete Machado Generino, George Pimentel Fernandes, Nyrreyne Dias Pereira de Melo

Resumo


O estudo das relações desenvolvidas no âmbito social e escolar torna-se presente à medida que se compreende que fatores, que ameacem esta interação, poderão afetar diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno. O objetivo da pesquisa foi avaliar as relações sociais com a qualidade de vida dos estudantes do ensino médio pertencentes à rede pública de ensino através do questionário Whoqol bref. Trata-se de um estudo de natureza transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário estruturado com três perguntas equivalentes ao domínio social, a amostra foi constituída por 222 estudantes com faixa etária de 15 a 17 anos, de ambos os sexos. Os resultados demonstraram que a qualidade de vida dos estudantes apresentou escore médio de 67,45 o que significa que no quesito relações sociais a qualidade de vida é boa, de acordo com o sexo os homens apresentaram valores com escore médios de 68,41 e mulheres 66,49. No quesito idade a qualidade de vida domínio relações sociais dos alunos com 17 anos apresentaram maior escore com 70,26 e inferior para alunos de 15 anos com 65,88. Entretanto, a atenção ao estudante é imprescindível e compreender as relações desenvolvidas não só no âmbito escolar como fora deste. é necessário. Novos estudos necessitam ser realizados uma vez que contribuem para que os envolvidos nas práticas sociais compreendam as suas potencialidades no que tange a sua inserção na sociedade e desenvolvimento estudantil


Palavras-chave


Educação. Relações Sociais. Qualidade de vida

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DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i1.33

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