ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À ADESÃO DE IDOSOS AO TRATAMENTO DE DIABETES

Gleycianne Leandro Silveira, José Lucas Souza Ramos, Gislaine Loiola Saraiva Freitas, Kelle de Lima Rodrigues, Ruth Nobre de Brito, Saranádia Caeira Serafim, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Italla Maria Pinheiro Bezerra

Resumo


Introdução: Sabe-se que a população idosa tem crescido de forma substancial, refletindo consequentemente no aumento da perspectiva de vida. Para tanto, é necessário que seja garantida uma saúde de qualidade através da prevenção de patologias. Dentre as que mais acometem idosos, está o diabetes mellitus (DM), que muitas vezes é assintomática, dificultando então, na adesão ao tratamento, portanto, tem-se a necessidade de analisar quais os entraves diante desta problemática, visto que é um problema recorrente nos serviços de saúde. Objetivo: Compreender a atuação do profissional enfermeiro frente à adesão do idoso ao tratamento de diabetes mellitus. Método: Estudo qualitativo de caráter descritivo, realizado nas Estratégias de Saúde da Família do município de Juazeiro do Norte, com idosos portadores de DM, sob a análise temática de Minayo, utilizando-se como instrumento de coleta, um questionário semi-estruturado. Resultados: Foram selecionados 12 idosos diabéticos, considerando os que mantinham acesso contínuo ao serviço de saúde e que mantinham o tratamento da doença há mais de seis meses. Foram definidas duas categorias analíticas, a saber: Açúcar no sangue: percepção acerca do diabetes, que mostra o baixo conhecimento do público idoso frente a sintomatologia e as principais condutas que devem ser tomadas no tratamento da doença; A adesão do idoso ao tratamento do diabetes: o que fazem os enfermeiros, categoria esta, que exemplifica o déficit nas ações de educação em saúde, onde estes profissionais, desempenham atividades curativistas, sem visar a promoção da saúde. Considerações finais: Nota-se um déficit quanto as ações de promoção a saúde voltadas para a orientação acerca do diabetes mellitus para o público idoso, o que resula diretamente na não adesão ao tratamento medicamentoso. Para tanto, devem ser implementadas ações que visem a melhoria da qualidade de vida do idoso frente ao tratamento da patologia, afim de alcançar a adesão, através de ações de educação em saúde, realizadas pelos profissionais de saúde.


Palavras-chave


Diabetes mellitus. Saúde do idoso. Enfermeiro. Atenção básica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i1.60

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.