ANÁLISE HISTÓRICA DA CONTRIBUIÇÃO DOS SETORES INDUSTRIAL, DE SERVIÇOS E AGROPECUÁRIO NA FORMAÇÃO DO PRODUTO INTERNO BRUTO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Ramon Suassuna dos Santos, Jose de Figueiredo Belém

Resumo


O Produto Interno Bruto (PIB) é importante indicador econômico de uma região, explicitando toda a produção em valores monetários. Por meio dele, sabem-se quais atividades econômicas têm maior participação em sua formação e, também, a variação histórica de seus números. Dessa forma este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise estatística dos últimos dez anos do PIB de Juazeiro do Norte – CE, relacionando-o com a contribuição dos setores industrial, de serviços e agropecuário. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem quanti- qualitativa. Por meio de uma analise documental no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscaram-se dados sobre o PIB dos últimos dez anos de Juazeiro do Norte – CE. Contudo, por indisponibilidade no banco de dados do IBGE, teve-se que se realizar a análise estatística com base na série histórica de 2003 a 2012. Entre os resultados obtidos, tem-se que o setor de serviços apresenta tendência de crescimento mais acentuada do que as demais, como também detém participação relativa no PIB sempre acima de 70%. Já quanto à variação percentual, identificou-se que apenas a agropecuária teve variação negativa, o que ocorreu seis vezes durante o período analisado.


Palavras-chave


PIB. Atividades econômicas. Economia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i2.80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.