RETROTOPIA

Beatriz da Silva Nicácio, Camila Palácio Liberalino, José Leonardo Gomes Coelho, Willma José de Santana

Resumo


O futuro se transformou em pesadelo e hoje é visto como o caminho para o fracasso e a decepção. Diversas pessoas já aprenderam pela própria experiência e pela dos que são próximos a acreditar em um futuro de igualdade esperável, e notoriamente fascinante, como o lugar para investir esperanças. Todavia, a nostalgia de pertencer a uma comunidade com memória coletiva virou uma epidemia global. Apesar da questão de mais perguntas do que respostas, mais problemas do que soluções, o fato de regressar ao passado, não parece solução para quebrar o empecilho, essa ideia é uma ilusão perigosa em muitos aspectos, citada e exemplificada, por Bauman em sua obra Retrotopia, lançado no ano de 2017

Texto completo:

Português Inglês

Referências


Bauman Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Mandela N. Discurso de julgamento de Rivônia, Suprema Corte de Pretória, 1964.

Bauman Z, May T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Hall S. Identidade Cultural na Pós-modernidade. Editora: Lamparina; 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v7i2.848

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
  • SUMÁRIOS:  Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros que busca ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.