IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DO TRATAMENTO DA HANSENÍASE: REVISÃO INTEGRATIVA

Izabella Ferreira Fonseca, José Lucas Souza Ramos, Suiany Emidia Timoteo da Silva, Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira, Cíntia de Lima Garcia, Edilma Gomes Rocha Cavalcante, Willma José de Santana

Resumo


A hanseníase é uma doença que a comete em especial nervos e extremidades do corpo provocando incapacidades físicas, de grande impacto para saúde pública. Objetivou-se revisar a literatura sobre a importância do enfermeiro no controle da hanseníase na estratégia saúde da família. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. Realizada nos meses de setembro e outubro de 2015. Buscou-se publicações cientificas brasileiras, na biblioteca virtual em saúde (BVS), indexadas na base LILACS e SCIELO. Obteve-se 20 artigos, dos quais 13 foram selecionados para a pesquisa. Nos resultados, identificou-se o papel primordial do Enfermeiro no controle nos casos de hanseníase (vigilância a saúde, epidemiologia, na implementação de políticas de saúde, na assistência (consulta), apoio na luta contra o estigma/preconceito e na educação em saúde) e, identificada as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na assistência ao paciente com hanseníase (processo de adesão ao tratamento, limitada capacitação de profissional tratamento, adoção do modelo clinico assistencial hegemônico e equivoco na compreensão de atividades gerencias em detrimento ao cuidado integral). Portanto, compete ao enfermeiro o controle da hanseníase, sendo fundamental a qualificação desse profissional e o seu compromisso para executar o cuidado integral ao paciente/família.


Palavras-chave


Hanseníase. Enfermagem. Sintomas. Tratamento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i2.88

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
  • SUMÁRIOS:  Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros que busca ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.