CONSEQUÊNCIAS DA HIPERFOSFATEMIA EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM PROGRAMAS DE HEMODIÁLISE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Edna Karol Rodrigues de Araujo, José Lucas Souza Ramos, Suiany Emidia Timoteo da Silva, Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira, Cíntia de Lima Garcia, Willma José de Santana

Resumo


O número de pacientes com Doença Renal Crônica aumentam, ocorrendo por diversos fatores: patologias de base descompensadas, falta de cuidados, estilo de vida errôneos, acompanhamento renal ausentes, dentre outros. Assim evoluindo para diálise que pode ser: hemodiálise ou diálise peritoneal. A hemodiálise é um dos tratamentos de substituição renal mais utilizado. Quando o paciente chega a fase dialítica muitas restrições alimentares ocorrem, dentre elas: fósforo, potássio, proteína. Diante do exposto, este trabalho permite um maior conhecimento aos profissionais de saúde, voltado principalmente aos da nutrição, para que estes possam desenvolver estratégias voltadas ao paciente hiperfosfatêmico, assim diminuindo os índices de morbidade e mortalidade como também maior eficiência ao tratamento. O objetivo deste estudo é conhecer as consequências da hiperfosfatemia sérica em pacientes renais em tratamento hemodialítico. O presente estudo define-se como uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. A partir dos descritores de saúde e dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se vinte artigos científicos sendo utilizados dez artigos, estes discorrem sobre complicações da hiperfosfatemia em pacientes renais em tratamento hemodialítico. A partir dos artigos selecionados, foi elaborada duas tabelas uma contendo dados dos artigos como: nome dos autores, ano das publicações, título entre outros. E outra: dividindo os artigos divididos em categorias.Apesar das consequências da hiperfosfatemia serem bastante prejudiciais, o controle deste ocorre de maneira simples: com utilização de quelantes, alimentação adequada e sessões de diálise. Porém o tratamento depende essencialmente do paciente.


Palavras-chave


Consequências. Hiperfosfatemi. Insuficiência renal crônica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v3i2.89

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.
  • SUMÁRIOS:  Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros que busca ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos nacionais.