ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO EM PEQUENOS NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Patrícia Rudrigues Serafim, José de Figueiredo Belém

Resumo


O estudo tem como premissa abordar os temas administração financeira, capital de giro e ferramentas utilizadas para proporcionar uma gestão eficiente do capital, assim como as vantagens que essa gestão pode trazer para empresa. Portanto, o objetivo geral visa apresentar as vantagens que uma gestão eficiente de capital de giro pode proporcionar em uma empresa de formação profissional de Juazeiro do Norte-CE e, além de definir o que é capital de giro, investigar a importância do capital de giro, analisar como é feita a gestão de capital de giro em um pequeno negócio e pesquisar quais as vantagens que uma gestão eficiente de capital de giro pode proporcionar a um pequeno negócio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa descritiva, sendo aplicados dois questionários, um ao gestor e outro ao funcionário da empresa em estudo com o intuito de avaliar sua gestão e mostrar quais as vantagens de uma boa gestão de capital de giro. Após aplicar o questionário e analisar as respostas dadas pelo gestor e funcionário, o trabalho apresenta resultados positivos. A pesquisa possui como fundamentação teórica artigos científicos, livros e sites. O trabalho também servirá de fonte de estudos para outros trabalhos correlatos, além de servir de feedback para a empresa estudada.

Palavras-chave


Administração financeira. Capital de giro. Vantagens.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, Marcos Antônio Trindade et al. Gestão de capital de giro em micro e pequenas empresas, 2010.

DIAS, Flávio Augusto da Silva; SGARBI, Julio Cersar. A importância da gestão de capital de giro, 2011.

ENDEAVOR, Brasil. Capital de giro: saiba como calcular e controlar, 2015. Disponível em: Acessado em: 31 ago. 2015.

FOLHA DE SÃO PAULO. Metade das empresas fecha as portas no Brasil antes de quatro anos, diz IBGE. Disponível em: Acessado em: 06 nov. 2015.

GERHARDT, Tatiana Engel & SILVEIRA. Métodos de pesquisa. Editora UFRGS, Porto Alegre – RS, 2009.

GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 12ed, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GITMAN, Lawrence J. Princípio da administração financeira. 7ed, São Paulo: Harbra ltda, 20002.

HOJI, Masakasu. Administração financeira: uma abordagem prática: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, análise, planejamento e controle financeiro. 5ed, São Paulo: Atlas, 2004.

KORNIJEZUK, Fernando Bandeira Sacenco. Características empreendedoras de pequenos empresários de Brasília. (2004)

LEMES JR., Antônio Barbosa; RIGO, Cláudio Miessa; CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administração financeira: Princípio, fundamentos e práticas financeiras. 3ed. Rio de Janeiro, 2010.

LUDWUG, Antonio Carlos Will. Fundamentos e práticas de metodologia científica. 1Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MEGLIORINI, Evandir; VALLIM, Marco Aurélio. Administração financeira: uma abordagem brasileira. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2009.

PORTAL BRASIL. Campanha incentiva consumo de produtos de pequenos negócios. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/08/campanha-incentiva-consumo-de-produtos-de-pequenos-negocios > Acessado em: 01 set. 2015.

SEBRAE. A importância da gestão do capital de giro. 2013. Disponível em: Acessado em: 3 mai. 2015.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2015. Disponível em: Acessado em: 24 abr. 2015.

SEBRAE. O que é e como funciona o capital de giro. 2015. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-que-%C3%A9-e-como-funciona-o-capital-de-giro%3F > Acessado em: 31 ago. 2015.

SEBRAE. O que são os pequenos negócio. 2015. Disponível em: Acessado em: 01 set. 2015.

SÓ CONTABILIDADE. Capital de giro. 2015. Disponível em: Acessado em: 01 set. 2015.

SOUSA, Almir Ferreira de; LUPORINI, Carlos Eduardo de Mori; SOUZA, Milanez de. Gestão do capital de giro, 2000.

TRINDADE, Marcos Antônio Barreto et al. Gestão do capital de giro em micro e pequenas empresas. (2010)

WESTON, J. fred; BRIGHAM, Eugene F. Fundamentos da administração financeira. 10ed, São Paulo: Perarson Makron Books, 2010.

ZOUAIN, Deborah Moraes et al. Gestão de capital de giro: contribuição para as micro e pequenas empresas no Brasil. Rev. Adm. Pública v.45 n.3 Rio de Janeiro June 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000300013 > Acessado em: 3 mai. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.19095/rec.v4i1.93

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXAÇÃO

  • LATINDEX: Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB(Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico): é uma plataforma para agregação de conteúdo científico e acadêmico em formato eletrônico produzido no contexto ibero-americano, relacionado a ele em um sentido cultural e social mais amplo e geograficamente não restritivo.
  • GOOGLE SCHOLAR: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.